O NMC 2017 – Panorama Tecnológico para as Universidades Brasileiras


Horizon Reports


O NMC 2017 – Panorama Tecnológico para as Universidades Brasileiras é parte de uma pesquisa longitudinal de tecnologias emergentes no ensino superior brasileiro, a qual teve início em maio de 2015. O projeto é um esforço colaborativo entre a NMC e a Saraiva.
Sob a bandeira do Horizon Project, a NMC e seus parceiros de pesquisa têm realizado uma série contínua de conversas e diálogos com seus comitês de especialistas – um grupo que agora conta com mais de mil profissionais de tecnologia, tecnólogos de campi, líderes do corpo docente de faculdades e universidades, profissionais de museus, professores e outros profissionais de escolas e representantes de empresas líderes de mais de 30 países. Há 13 anos, essas conversas têm sido aprofundadas para fornecer os conhecimentos sobre tecnologia emergente publicados a cada ano na série NMC Horizon Report.
O NMC Horizon Project está atualmente em seu 13º ano, dedicado a traçar o panorama das tecnologias emergentes para o ensino, aprendizagem e investigação criativa na educação global. Em 2008, o NMC adicionou aos três principais relatórios do NMC Horizon Report uma nova série de estudos regionais e setoriais, chamando-os NMC Technology Outlooks (NMC Panoramas Tecnológicos), com o duplo objetivo de entender como a tecnologia está sendo absorvida a partir de um olhar mais detalhado e, também, observando contrastes entre o uso da tecnologia em uma área ou campo em relação ao outro. Até o momento, a NMC conduziu estudos de implantação das tecnologias na Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, América Latina, Cingapura, Noruega e vários outros países, com edições programadas para a Europa, Irlanda e as escolas internacionais na Ásia. O carro-chefe do NMC Horizon Report é voltado para o ensino superior, sendo traduzido para vários idiomas a cada ano. Durante todas as edições, há uma estimativa de mais de um milhão de leitores em todo o mundo, espalhados por mais de 150 países.
O projeto NMC 2017 – Panorama Tecnológico para as Universidades Brasileiras incide, especificamente, sobre as tecnologias emergentes, as principais tendências e desafios significativos que afetam as instituições de ensino superior em todo o Brasil. Os membros do painel Horizon.brasil foram, propositadamente, escolhidos para representar um amplo espectro no ensino superior; escritores-chave, pensadores, tecnólogos e futuristas da área da educação, negócios e da indústria completam o grupo.
Nesta wiki, eles estarão envolvido em uma ampla revisão e análise de pesquisas, artigos, jornais, blogs e entrevistas; discutirão as aplicações existentes e farão novos brainstorming; e, finalmente, farão um ranking dos itens na lista de tecnologias candidatas a uma possível relevância para o ensino, aprendizagem ou investigação criativa no ensino superior brasileiro. Os resultados deste ranking serão publicados no NMC 2017 – Panorama Tecnológico para as Universidades Brasileiras.
Para compartilhar seus projetos de tecnologia educacional com a NMC a fim de, potencialmente, ser apresentado no próximo NMC Horizon Report, submeta o seu projeto em (http://go.nmc.org/projects).