Inteligência Artificial


No campo da inteligência artificial (IA), a ciência da computação está sendo alavancada para criar máquinas inteligentes com funcionalidades mais parecidas com as dos seres humanos. O acesso a conhecimento abundante, incluindo as categorias, propriedades e relações entre vários conjuntos de informações constitui a base da engenharia do conhecimento que possibilita aos computadores simular a percepção, a aprendizagem e o processo decisório dos seres humanos. Por exemplo, a aprendizagem automática constitui um subconjunto da IA que diz respeito a computadores programados com algoritmos capazes de reagir a novos inputs depois de serem treinados com um conjunto diferente de dados de aprendizagem, resultando na capacidade de agir e reagir sem serem explicitamente programados para fazê-lo. As redes neurais constituem uma importante área de pesquisas voltadas à IA que tem se provado de grande valor para criar interfaces de usuário mais naturais por meio de funcionalidades como reconhecimento de voz e processamento de linguagem natural, possibilitando que os seres humanos interajam com as máquinas da mesma forma como interagem uns com os outros. As redes neurais foram concebidas para imitar o funcionamento biológico de cérebros de animais para interpretar e reagir a inputs específicos, como palavras e tom de voz. À medida que as tecnologias básicas continuam a ser desenvolvidas, a IA tem o potencial de melhorar a aprendizagem on-line, o software de aprendizagem adaptativa e as simulações de modo a reagir e se engajar com os alunos de maneira mais intuitiva.

INSTRUÇÕES: Escreva suas respostas na questão abaixo. Isto é mais facilmente feito ao mover o cursor para o fim do último item, pressionando RETURN para criar um novo item de lista. Por favor, inclua URLs sempre que puder (URLs completas serão automaticamente convertidas em hyperlinks; por favor, digite-as integralmente ao invés de usar a ferramenta de link na barra de ferramentas).
Por favor, "assine" cada uma de suas contribuições ao marcá-las com o código de 4 tils (~) em uma linha para que possamos acompanhar você, caso precisemos de informações adicionais ou de exemplos – isto produz uma assinatura quando a página é atualizada, tal como: - Sam Sam Jul 17, 2014

Computação cognitivaDe acordo com o professor André Carvalho, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos e pesquisador do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), “é um sistema de computação que combina duas áreas: inteligência artificial e processamento de sinais. Significa tudo o que é classificado como inteligência ou raciocínio que é feito por computação. É a próxima geração da computação, em que pessoas e sistemas de computação trabalham juntos para melhorar a capacidade dos seres humanos para aprender, criar, pensar e tomar decisões. (http://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-exatas-e-da-terra/projetos-da-usp-sobre-computacao-cognitiva-recebem-apoio-da-ibm/)-
Andrea.Filatro
Andrea.Filatro
Andrea.Filatro Jun 18, 2017
[Nota do Editor: Movido aqui do IP2]

Robos-escritores criadores de conteúdo-inteligência algorítimica ( search engines)
O tratamento dos conteúdos das universidades será de autoria das máquinas. O conteúdo, baseado em dados e informações analíticas, será transformado em escrita com linguagem natural por tecnologias que podem estruturar esse conteúdo pró-ativamente e disponibilizá-lo por meio de motores automatizados. Os conteúdos que atualmente são escritos por pessoas, tais como papers, relatórios de pesquisa, documentos jurídicos, relatórios de tendências, comunicados de imprensa e documentos técnicos serão os principais candidatos para essas ferramentas. Atlas Ti, Turnitin, Google Scholar, Google Analytcs etc.

Aprendizagem profunda da máquina
A explosão de diversas fontes de dados e a complexidade das informações tornam a classificação e a análise da forma que são feitas hoje, inviável e não rentável. As redes neurais profundas (deep neural nets – DNN) automatizam a compreensão da informação, tornando possível contornar os desafios da “Informação de Tudo“. Os DNNs possibilitam que máquinas baseadas em hardware ou software aprendam por si próprias as caraterísticas do ambiente à sua volta, indo dos detalhes aos conteúdos mais abrangentes. Esta área evoluirá rapidamente e as universidades podem contribuir com sua criação e fundamentação teórica como suporte, em cada área de conhecimento de seus cursos.
[Nota do Editor: comentarios criado por stela.piconez e movido aqui do IP3]

(1) Como pode esta tecnologia ser relevante para o setor educacional que você mais conhece?

  • adicione sua resposta aqui
  • adicione sua resposta aqui

(2) Quais temas estão faltando da descrição acima que você considera importante?

  • adicione sua resposta aqui
  • adicione sua resposta aqui

(3) O que você vê como o impacto potencial desta tecnologia no aprendizado, ensino ou investigação criativa?

  • adicione sua resposta aqui
  • adicione sua resposta aqui

(4) Você tem ou conhece algum projeto sendo trabalhado nesta área?

  • adicione sua resposta aqui
  • adicione sua resposta aqui

Please share information about related projects via our NMC Horizon Project submission form.