Serviços Baseados em Localização


Serviços baseados em localização fornecem conteúdos que são personalizados dinamicamente de acordo com a localização do usuário. Estes serviços são geralmente entregues a dispositivos móveis, mas praticamente qualquer dispositivo com acesso à Internet pode fazer uso da maioria dos serviços de localização (coordenadas de torre de celular são, muitas vezes, refinada com dados de GPS para assegurar um elevado nível de precisão na localização de dispositivos móveis.). As atuais aplicações comuns para serviços baseados em localização incluem publicidade, notícias, redes sociais e serviços semelhantes. Por exemplo, os usuários são capazes de acessar sites populares de redes sociais tais como Facebook ou Foursquare para ver quais amigos estão em estreita proximidade e para dar "check-in" em lugares com base em suas localizações. Da mesma forma, muitas agências de notícias entregam histórias voltadas para um leitor ou para o local físico do espectador. No setor de consumo, muitas empresas estão capitalizando com esta tecnologia recompensando usuários que fazem check-in em seus locais; uma refeição com desconto pode ser oferecida em um restaurante próximo, por exemplo, ou informações sobre uma exposição do museu que está atualmente em exibição. Serviços de localização tornaram-se uma forma quase transparente para gerar ações desencadeadas por dados de interesse do usuário e de sua localização. O próximo e mais atraente desenvolvimento para serviços baseados em localização é a perspectiva de GPS para ambientes fechados, o que poderia proporcionar aos visitantes ou estudantes informações muito específicas sobre os edifícios em que estão, ou mesmo quartos. Não é inimaginável que um aluno em um curso de ciência seria capaz de localizar uma parte específica do equipamento no laboratório, utilizando uma aplicação móvel que pode também rastrear seus níveis de experiência com esse tipo de equipamento.

INSTRUÇÕES: Escreva suas respostas na questão abaixo. Isto é mais facilmente feito ao mover o cursor para o fim do último item, pressionando RETURN para criar um novo item de lista. Por favor, inclua URLs sempre que puder (URLs completas serão automaticamente convertidas em hyperlinks; por favor, digite-as integralmente ao invés de usar a ferramenta de link na barra de ferramentas).
Por favor, "assine" cada uma de suas contribuições ao marcá-las com o código de 4 tils (~) em uma linha para que possamos acompanhar você, caso precisemos de informações adicionais ou de exemplos – isto produz uma assinatura quando a página é atualizada, tal como: - Sam Sam Jul 17, 2014


(1) Como pode esta tecnologia ser relevante para o setor educacional que você mais conhece?

  • adicione sua resposta aqui
  • adicione sua resposta aqui

(2) Quais temas estão faltando da descrição acima que você considera importante?

  • adicione sua resposta aqui
  • adicione sua resposta aqui

(3) O que você vê como o impacto potencial desta tecnologia no aprendizado, ensino ou investigação criativa?

  • adicione sua resposta aqui
  • adicione sua resposta aqui

(4) Você tem ou conhece algum projeto sendo trabalhado nesta área?

  • adicione sua resposta aqui
  • adicione sua resposta aqui

Please share information about related projects via our NMC Horizon Project submission form.