Realidade Mista


No cruzamento entre a realidade física e a realidade virtual temos um novo ambiente conhecido como realidade mista, na qual os objetos físicos e digitais coexistem. Esse espaço híbrido integra tecnologias virtuais ao mundo real de modo que os observadores não têm como saber onde um mundo começa e o outro termina. O aspecto virtual da realidade mista resulta da utilização de dispositivos equipados com tecnologia de visualização 3D que sobrepõem à perfeição camadas de objetos digitais ao mundo real. Outro importante componente da realidade mista é a integração da realidade aumentada, que é a sobreposição de camadas de informações ao espaço 3D. Uma característica fundamental da realidade aumentada é sua capacidade de responder a inputs do usuário, conferindo um grande potencial de aprendizagem e avaliação; os alunos podem desenvolver um novo entendimento com base em interações com objetos virtuais que dão vida aos dados. Dispositivos holográficos também são utilizados para criar ambientes de realidade mista, com monitores de vídeo projetando imagens 3D em um espaço físico. Apesar de ainda estar atrás de outros mundos virtuais, a realidade mista está entrando aos poucos no mercado consumidor. Em 2014, Michael Jackson foi corporificado em forma holográfica e teve uma participação no Billboard Music Awards, quando sua imagem holográfica se apresentou no palco acompanhada de bailarinos reais.

INSTRUÇÕES: Escreva suas respostas na questão abaixo. Isto é mais facilmente feito ao mover o cursor para o fim do último item, pressionando RETURN para criar um novo item de lista. Por favor, inclua URLs sempre que puder (URLs completas serão automaticamente convertidas em hyperlinks; por favor, digite-as integralmente ao invés de usar a ferramenta de link na barra de ferramentas).
Por favor, "assine" cada uma de suas contribuições ao marcá-las com o código de 4 tils (~) em uma linha para que possamos acompanhar você, caso precisemos de informações adicionais ou de exemplos – isto produz uma assinatura quando a página é atualizada, tal como: - Sam Sam Jul 17, 2014

Realidade Aumentada-
cristiana.mattos
cristiana.mattos
cristiana.mattos May 28, 2017
Diferente da realidade virtual ou realidade mista já descritos, a realidade aumentada tem sido mais presente nas escolas. Aplicativos como QR Code e Aurasma permitem ao professor e aluno facilmente colocar informações em cima de objetos que serão explorados. Alguns exemplos - colocar geolocalização em cima de imagem de mapas. Colocar vídeos, explicações em texto e animações em cima de obras de arte para incrementar o tour.
[Nota do Editor: Movido aqui do IP2]


(1) Como pode esta tecnologia ser relevante para o setor educacional que você mais conhece?

  • adicione sua resposta aqui
  • adicione sua resposta aqui

(2) Quais temas estão faltando da descrição acima que você considera importante?

  • adicione sua resposta aqui
  • adicione sua resposta aqui

(3) O que você vê como o impacto potencial desta tecnologia no aprendizado, ensino ou investigação criativa?

  • adicione sua resposta aqui
  • adicione sua resposta aqui

(4) Você tem ou conhece algum projeto sendo trabalhado nesta área?

  • adicione sua resposta aqui
  • adicione sua resposta aqui

Please share information about related projects via our NMC Horizon Project submission form.