Banda Larga Móvel


Com o advento das redes 4G, a distinção entre redes celulares e da Internet tornou-se turva, ao ponto de que, para a maior parte do mundo, não existe distinção feita. Banda larga é considerada, de uma maneira simplificada, a velocidade de acesso à Internet que normalmente pode se obter através de uma rede móvel e, para a maioria das pessoas, a banda larga móvel fornece um nível adequado de acesso, juntamente com uma liberdade de movimento sem precedentes enquanto conectados. Porque a banda larga móvel é extremamente conveniente, as pessoas na maior parte do mundo acessam a Internet a partir de um dispositivo móvel como sua primeira escolha – e já estamos no ponto em que para a maioria das pessoas, a banda larga possui velocidades 4G, e não as velocidades gigabit com que universidades de pesquisa estão acostumadas. Para 2012, a União Internacional de Telecomunicações (UIT) estimou 1,1 bilhões de assinaturas de banda larga móvel no mundo, com 45% de crescimento anual nos últimos quatro anos. Com a crescente gama de dispositivos móveis sempre conectados (via 4G) – tablets, smartphones, e-readers e muito mais – torna-se mais difundida, e com o acesso a mais rápidas, abertas e gratuitas conexões diretas às redes 802.1x que continuarão a cair em desuso ou a se tornarem rigidamente controladas; e a demanda por banda larga móvel irá aumentar em detrimento da demanda por redes mais rápidas. Em grande parte do mundo, especialmente nos países em desenvolvimento, é muito mais fácil e menos caro instalar infraestrutura de banda larga móvel do que fornecer a fibra necessária para suportar redes gigabit. Como resultado, está se tornando comum na maior parte do mundo para as instituições de ensino a confiarem em redes celulares para acesso à Internet. No mundo desenvolvido, uma das vantagens do BYOD (Traga Seu Próprio Dispositivo) é que a infraestrutura não precisa ser construída, gerenciada ou apoiada pela instituição, o que acrescenta mais um incentivo para que as escolas se mudem para a banda larga móvel.

INSTRUÇÕES: Escreva suas respostas na questão abaixo. Isto é mais facilmente feito ao mover o cursor para o fim do último item, pressionando RETURN para criar um novo item de lista. Por favor, inclua URLs sempre que puder (URLs completas serão automaticamente convertidas em hyperlinks; por favor, digite-as integralmente ao invés de usar a ferramenta de link na barra de ferramentas).
Por favor, "assine" cada uma de suas contribuições ao marcá-las com o código de 4 tils (~) em uma linha para que possamos acompanhar você, caso precisemos de informações adicionais ou de exemplos – isto produz uma assinatura quando a página é atualizada, tal como: - Sam Sam Jul 17, 2014


(1) Como pode esta tecnologia ser relevante para o setor educacional que você mais conhece?

  • adicione sua resposta aqui
  • adicione sua resposta aqui

(2) Quais temas estão faltando da descrição acima que você considera importante?

  • adicione sua resposta aqui
  • adicione sua resposta aqui

(3) O que você vê como o impacto potencial desta tecnologia no aprendizado, ensino ou investigação criativa?

  • adicione sua resposta aqui
  • adicione sua resposta aqui

(4) Você tem ou conhece algum projeto sendo trabalhado nesta área?

  • adicione sua resposta aqui
  • adicione sua resposta aqui

Please share information about related projects via our NMC Horizon Project submission form.