Interfaces Naturais de Usuário


Uma lista crescente de dispositivos construídos com interfaces naturais de usuário (Natural User Interface – NUIs) aceita a entrada na forma de toques, gestos de deslizar dedos e outras formas de tocar; mão e movimentos de braço; movimento do corpo; e cada vez mais, a linguagem natural. Tablets e smartphones são o primeiro de uma gama crescente de dispositivos que permitem aos computadores reconhecer e interpretar gestos físicos naturais como forma de controle. Estas interfaces naturais de usuário permitem aos usuários participar de atividades virtuais com movimentos semelhantes ao que eles usariam no mundo real, manipulando o conteúdo de forma intuitiva. A ideia de ser capaz de ter uma interação completamente natural com o seu dispositivo não é nova, mas também ainda teve o seu pleno potencial explorado. O que faz interfaces de usuário naturais especialmente interessantes este ano é a crescente alta fidelidade de sistemas que compreendem gestos, expressões faciais e suas nuances, bem como a convergência de tecnologia de detecção de gesto com reconhecimento de voz. Os usuários interagem com seus dispositivos de forma quase natural, com o gesto, expressão e comunicando suas intenções por voz. A próxima onda de Interfaces Naturais de Usuários provavelmente será a eletrovibração, enquanto envolve o uso de força eletrostática para produzir sensações táteis detalhadas que os usuários podem sentir. Vista como a próxima evolução da tecnologia touchscreen, permitirá que os usuários forneçam não só a entrada baseada em toque, mas também a saída tátil através de uma grande variedade de texturas, topografia e outras características enquanto interagem com a tela.

INSTRUÇÕES: Escreva suas respostas na questão abaixo. Isto é mais facilmente feito ao mover o cursor para o fim do último item, pressionando RETURN para criar um novo item de lista. Por favor, inclua URLs sempre que puder (URLs completas serão automaticamente convertidas em hyperlinks; por favor, digite-as integralmente ao invés de usar a ferramenta de link na barra de ferramentas).
Por favor, "assine" cada uma de suas contribuições ao marcá-las com o código de 4 tils (~) em uma linha para que possamos acompanhar você, caso precisemos de informações adicionais ou de exemplos – isto produz uma assinatura quando a página é atualizada, tal como: - Sam Sam Jul 17, 2014


(1) Como pode esta tecnologia ser relevante para o setor educacional que você mais conhece?

  • adicione sua resposta aqui
  • adicione sua resposta aqui

(2) Quais temas estão faltando da descrição acima que você considera importante?

  • adicione sua resposta aqui
  • adicione sua resposta aqui

(3) O que você vê como o impacto potencial desta tecnologia no aprendizado, ensino ou investigação criativa?

  • adicione sua resposta aqui
  • adicione sua resposta aqui

(4) Você tem ou conhece algum projeto sendo trabalhado nesta área?

  • adicione sua resposta aqui
  • adicione sua resposta aqui

Please share information about related projects via our NMC Horizon Project submission form.