Quantified Self


Quantified Self, em português “autoquantificação”, descreve o fenômeno dos consumidores serem capazes de acompanhar de perto os dados que são relevantes para suas atividades diárias por meio do uso da tecnologia. O surgimento de dispositivos vestíveis no mercado, tais como relógios, pulseiras e colares que são projetados para coletar automaticamente dados estão ajudando as pessoas a gerir a sua forma física, ciclos de sono e hábitos alimentares. Aplicativos móveis também compartilham um papel central nessa ideia, fornecendo painéis fáceis de ler para os consumidores poderem visualizar e analisar as suas métricas pessoais. Fortalecidos por essas ideias, muitas pessoas agora dependem dessas tecnologias para melhorar seu estilo de vida e saúde. Aplicativos de hoje não só acompanham aonde uma pessoa vai, o que ela faz e quanto tempo gasta para realizar algo, mas, além disso, o que suas aspirações são e quando elas podem ser realizadas. Novos dispositivos, como o Memoto, uma câmera ao redor do pescoço que é projetado para capturar uma imagem a cada meia hora, estão permitindo que as pessoas monitorem suas vidas automaticamente. Quanto mais as pessoas confiam em seus dispositivos móveis para monitorar suas atividades diárias, seus dados pessoais se tornam uma parte maior da vida cotidiana.

INSTRUÇÕES: Escreva suas respostas na questão abaixo. Isto é mais facilmente feito ao mover o cursor para o fim do último item, pressionando RETURN para criar um novo item de lista. Por favor, inclua URLs sempre que puder (URLs completas serão automaticamente convertidas em hyperlinks; por favor, digite-as integralmente ao invés de usar a ferramenta de link na barra de ferramentas).
Por favor, "assine" cada uma de suas contribuições ao marcá-las com o código de 4 tils (~) em uma linha para que possamos acompanhar você, caso precisemos de informações adicionais ou de exemplos – isto produz uma assinatura quando a página é atualizada, tal como: - Sam Sam Jul 17, 2014


(1) Como pode esta tecnologia ser relevante para o setor educacional que você mais conhece?

  • adicione sua resposta aqui
  • adicione sua resposta aqui

(2) Quais temas estão faltando da descrição acima que você considera importante?

  • adicione sua resposta aqui
  • adicione sua resposta aqui

(3) O que você vê como o impacto potencial desta tecnologia no aprendizado, ensino ou investigação criativa?

  • adicione sua resposta aqui
  • adicione sua resposta aqui

(4) Você tem ou conhece algum projeto sendo trabalhado nesta área?

  • adicione sua resposta aqui
  • adicione sua resposta aqui

Please share information about related projects via our NMC Horizon Project submission form.